quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Decoração Prática: 1 - Quadros e fotografias.

Todos os dias nos deparamos com várias dúvidas sobre decoração. São amigos, clientes e postagens em redes sociais que deixam claro que muitos querem melhorar sua casa e tem ideias muito boas e coerentes, mas que não são realizadas por insegurança técnica.
Pensando nisso vamos iniciar um novo painel, com dicas de Decoração Prática. Abordaremos alguns temas específicos e discutiremos as diretrizes estéticas e ergonômicas que possibilitarão, de forma descomplicada, a aplicação na sua casa. O que acha? Vai ajudar bastante, né?

Em geral os textos serão mais longos, pois gostamos de explicar tudo nos mínimos detalhes. Mas não se preocupe, vamos colocar imagens bastante didáticas e facilitar muitas vidas!

Vamos começar por um elemento coringa, muito fácil e prático, mas que gera inúmeras dúvidas na sua instalação: Os quadros!
Sabe aquela parede que está vazia faz um tempão e você não sabe com o que ou como decorar? Os quadros podem ser uma saída muito boa para transformá-la.

Composição de quadros sobre o sofá. Via: www.cliquearquitetura.com.br

Um dos princípios básicos: a altura de instalação deles.
Ergonomicamente falando a altura de instalação vai depender do centro do quadro, então o ideal seria instalar o mesmo com seu centro há 1,60 m do piso. Ela é definida como a altura média do campo visual. Portanto, sendo um ou uma composição de quadros, tente explorar essa altura com quadros ou gravuras que valorizarão sua parede.
Claro que este é um parâmetro básico e tudo depende do local onde os quadros serão instalados. Por exemplo, quando instalados sobre sofás ou camas, a recomendação é que a borda inferior dos quadros estejam a 30 cm do encosto ou cabeceira (assim é difícil alguém bater a cabeça na moldura!). Já para móveis como aparadores, buffets, cômodas, cabeceiras com mais de 1,00 m  etc, o recomendado é espaçar apenas 20 cm.
Simulação de altura. Via: www.mulher.uol.com.br
Simulação de altura. Via: www.mulher.uol.com.br
A proporção é indispensável! Em paredes grandes o ideal é que o quadro ou composição ocupem pelo menos 1/3 da mesma (quando não estiver posicionado em razão do mobiliário). Quadros pequenos aleatórios reforçarão a sensação de vazio. O mesmo para paredes ou ambientes muito pequenos, um quadro muito grande pode torná-lo aparentemente menor.
Projeto Débora Aguiar. Via: www.assimeugosto.com
Um padrão importante é a simetria. Quando se trata de um único quadro em destaque o ideal é que ele esteja centralizado na parede (quando estiver sozinho) ou em relação ao móvel que compõe a decoração (sofá, cama, aparador etc). Já na composição de quadros ela pode ser menos relevante, dependendo do ambiente, dimensões das molduras e efeito desejado.
Composição de gravuras sobre aparador. Via: www.minhacasameumundo.com.br
Uma nova forma de decoração muito interessante e super original é a utilização de molduras vazias. Sim, isso mesmo, deixamos somente as molduras e vemos o revestimento da parede ou divisório no lugar do quadro. Ou uma moldura maior e mais robusta pode ser usada vazia para destacar quadros menores e mais simples, valorizando ainda mais a parede e as gravuras/quadros utilizados.
Projeto do nosso escritório com propostas de complemento de decoração.
Projeto do nosso escritório com molduras para exposição de artigos femininos na vitrine.
Gostamos sempre de lembrar que a dimensão dos quadros/gravuras são de extrema importância. Sobre móveis profundos, que impeçam a aproximação, recomendamos que sejam usadas imagens maiores ou pequenas de fácil entendimento, pois assim quem visualizar não precisará estar próximo para entender o que está sendo exposto.

Para quem não gosta de furar as paredes de casa, utilize os apoios ou prateleiras para quadros. Nesta opção as prateleiras são fixadas nas paredes, porém os quadros ficam somente apoiados nelas, tornando sua substituição ou reorganização mais prática. A combinação de molduras de diversos tipos e alturas dão bastante dinamismo na decoração. Outra dica é utilizar alguns quadros apoiados diretamente no piso. Sim, é uma forma bastante simples e descomplicada de utilizá-los, porém dão um trabalhinho à mais na hora da limpeza e também não são recomendados para quem tem crianças em casa. Nas duas disposições também é possível a sobreposição de elementos.
Composição de quadros sobre prateleira. Via: www.bridetobride.com.br
Quadros apoiados no chão e sobre prateleira. Via: www.chiqza.com.br
E para tornar seus quadros ainda mais relevantes, a iluminação direcionável vai ajudar muito. Ela destaca os elementos e dá aquele charme que muitos gostam.

E se você é daqueles que precisa ver para crer, faça o teste! Recorte papel (em tom contrastante da sua parede) no formato de suas molduras e faça simulações usando fita adesiva. Quando você ficar satisfeito com a disposição é só marcar onde os furos devem ser feitos e pendurar seus quadro com segurança!
Teste de instalação. Via: www.nadirventura.com.br
Mesmo assim está em dúvida, não tem inspiração para fazer diferentes composições com seus quadros? Então alguns modelos de disposições devem ajudar! Tentem, experimentem e depois mostrem aqui o resultado da sua composição.
Possibilidades de aplicação: Via: www.nadirventura.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada por entrar em contato conosco.
Sua mensagem será respondida assim que for visualizada.
Até logo.

Att. Arqs. Raquel e Soraya.