sexta-feira, 13 de maio de 2016

Decoração Prática: Decorando um imóvel alugado - Parte 1

Muita gente pensa que alugar um imóvel é sinônimo de morar em uma casa/apartamento sem personalidade, onde suas coisas parecem deslocadas e que nada é do seu jeito. Não é bem assim. Existem alterações simples que podem mudar a cara do imóvel com baixo custo e fácil reversão na hora da devolução.
Nessa postagem vamos explorar as possibilidades para decorar utilizando elementos que somente agregam informação ao imóvel, sem interferir em sua estrutura inicial, baratos e fáceis de incorporar em outras decorações.

Cortinas

Ter luz natural no interior do imóvel é essencial, mas não o tempo todo. Com as cortinas você pode facilmente regular a luminosidade no ambiente, criando condições de aconchego quando for necessário. O controle da luminosidade já é um aspecto de extrema importância da decoração, melhor ainda se puder ser um elemento que conjugue harmonia e personalidade à sua casa.

Sobreposição de voal em cortina rolô de fibra natural. Referência: Revista Zap Imóveis.
Cortina com barrado e listras, um toque de identidade no ambiente. Referência: delas.ig.com.br
Ambiente neutro com cortinas delicadas. Referência: Blog Comprando meu apê.

Tapetes

Quase inevitável vincular a percepção de conforto com a utilização de tapetes. E eles realmente deixam o ambiente mais confortável pela mudança no padrão visual, textura e sensação de aquecimento do piso.
Obs: É uma superfície que facilita a proliferação e ácaros, então escolha um modelo fácil de limpar. Ah, exitem vários modelos e marcas específicas para pessoas alérgicas.

Muitas cores em um ambiente bastante branco. Referência: Limão na água.
Referência: Casa de Valentina
Cores no quarto também são bem vindas. Referência: modasemlimites.com

Almofadas

Minhas preferidas. Com elas você pode tanto dar toques de cor quanto de neutralidade a um ambiente, depende do seu gosto, intenção e necessidade. Como normalmente os imóveis alugados vem sempre pintados de branco, as almofadas são a forma mais simples, barata e prática de trazer cor e vida à sua decoração.
Almofadas coloridas, mas neutras. Elegância e aconchego ao ambiente. Referência: vidaeestilo.terra.com.br
Não somente travesseiro, almofadas também completam a decoração da suíte. Referência: decor-arte.blogs.sapo.pt
Seu gosto faz toda a diferença. Use as cores que você mais gosta e seja feliz! Referência: neointeriores.com.br

Quadros, espelhos, molduras e posters 

Extremamente versáteis na decoração, além de poder representar aspectos importantes da nossa vida e personalidade. Quando é possível furar as paredes, ótimo! Menos uma preocupação. Mas se não pode furar sugerimos algumas possibilidades.
1- Investir em fitas de fixação forte e ganchos, como os da 3M, por exemplo. Com eles você pode pendurar sem furos.
Obs; na retira eles podem tirar lascas da pintura, mas é um problema fácil de resolver com massa corrida e tinta.
2- Apoiar diretamente no chão. Sim, você pode ter várias combinações diferentes utilizando os mesmos  elementos, somente modificando as posições entre eles.
3- Apoiar sobre móveis. Nesse caso cuidado com o tamanho e peso do objeto, para que tudo fique seguro.

Quadros que remetem à viagens e/ou lugares desejo. Fora a combinação de cores muito delicada. Referência: blog.lolahome.com.br
Espelho apoiado no piso complementando a cabeceira. Referência: fgrurbanismo.blogspot.com.br
Uma única obra de arte já interrompe a continuidade do revestimento existente. Referência: historiasdecasa.com.br

Vasos, plantas e elementos decorativos para exposição

Explore as possibilidades de expor seus objetos diferentes, que sejam relevantes para você e com estética agradável na composição. Vasos com ou sem plantas também dão ótimo resultado para quem quer se sentir em casa.
Obs: observe as condições de iluminação e ventilação existentes em seu ambiente e concilie com o tipo de planta adequado, assim elas viverão ou florescerão por mais tempo. E para quem não tem tempo de cuidar das plantas, a dica é investir em plantas artificiais de qualidade.

Combinação entre objetos, revistas e planta. Referência: maniadedecoração.com.br
Uma forma prática de organizar e expor ao mesmo tempo, além de deixar a cozinha com a sua cara. Referência: maniadedecoracao.com.br
Cactos e suculentas no peitoril da janela. Simples e prático. Referência: página J.M. no Pinterest
Uma prateleira pode ajudar na hora de expor suas relíquias. Referência: viladoartesao.com.br

Luminárias de piso ou de bancada

Além de charmosas, elas complementam possíveis problemas na iluminação artificial do ambientes. Só ligar na tomada e acender quando precisar, sem necessidade de intervenções em forro de gesso ou nas instalações elétricas. Um outra possibilidade é trocar as luminárias existentes pelas que você gostar mais. É só lembrar de destrocar na hora da devolução do imóvel.

Além dos objetos , a luminária de mesa complementa a composição e garante boa iluminação na hora de trabalhar. Referência: inspirational-home.blogspot.com.br
Luminária de piso e composição de quadros com paisagens e paspatur direcionando o posicionamento da imagem. Referência: jeitodecasa.com

Móveis

Caso o imóvel esteja mobiliado, tente utilizá-los, pois gera muita economia. Utilize-se de capas para sofás, colchas diferenciadas, adesivos para eletrodomésticos e todos os truques que lembrar para esconder o que te incomoda sem alterar o que já existe.
Mas se o imóvel não está mobiliado ou você precisar complementar a mobília existente, invista em peças coringa. Reflita em termos de qualidade e durabilidade, pois é provável que esse móvel seja transportado em caso de futura mudança; versatilidade, para que sua estética seja aplicável em uma troca de ambiente ou decoração; gosto e preferências pessoais, prefira peças que você goste não somente por uma tendência, mas pela sua atemporalidade; analise suas dimensões, para caber em qualquer cantinho.  Desse forma você terá mais chances de reutilizá-los melhor se precisar mudar de imóvel.

O sofá não completa o espaço livre, mas é composto com a mesa lateral. Referência: assimeugosto.com.br
Banquetas e sofá práticos e de fácil reutilização. Referência: Blog Vida de Casada.
Composição com elementos em madeira. Referência: studioecasa.blogspot.com.br
Viu como existem várias alternativas para incrementar uma residência alugada? E tudo sem alterar em nada sua estrutura. Temos certeza que colocando em prática você vai conseguir deixar seu locador de queixo caído com as possibilidades de aproveitamento e decoração do espaço.
Em breve vamos postar a continuação, com as modificações que geram alguma intervenção no imóvel, mas que podem ser revertidas com facilidade antes da devolução do mesmo. Logo, logo continuamos o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada por entrar em contato conosco.
Sua mensagem será respondida assim que for visualizada.
Até logo.

Att. Arqs. Raquel e Soraya.