terça-feira, 7 de junho de 2016

Decoração Prática: Decorando um imóvel alugado - Parte 2

Algumas vezes, somente acrescentar elementos ao imóvel alugado não é suficiente para cobrir ou disfarçar suas imperfeições. Paredes descascadas, pisos danificados ou revestimentos com padrões fora do nosso gosto podem tornar a vivência no imóvel mais dolorida e merecem ser corrigidas (Bom argumento para usar com o proprietário!).
As dicas desta postagem vão gerar mudanças/interferências na estrutura original do imóvel, porém podem ser revertidas. É bom lembrar que são medidas mais caras, uma vez que serão investidos materiais, mão de obra, tempo e dinheiro para realizar as correções, mas se o locador não tiver interesse que as mesmas sejam realizadas, será necessário gastar novamente para devolver o imóvel como estava anteriormente.

Pintura

Como é bom trocar aquela pintura descascada por uma nova. Mais ainda da cor de sua preferência. Com a inovação das tintas com opções que secam rápido e não tem cheiro é possível realizar a pintura de forma rápida, sem precisar esperar alguns dias para entrar no lugar. 
Lembre-se que as partes descascadas devem ser lixadas e receber nova camada de massa corrida (também lixada depois de seca). Dessa forma você terá mais qualidade na hora da pintura e sua durabilidade será maior.
Se estiver em dúvida sobre as cores é válido lembrar que tons escuros precisarão de mais demãos de tinta branca quando o imóvel for devolvido. Mas vale a pena algumas demãos a mais para ter uma parede lousa em um cantinho, não vale?

Referência: www.julianapippi.com
Referência: www.casa.abril.com.br
Referência: www.historiadecasa.com.br

Papel de Parede

Sua aplicação é bastante simples e a variedade de padrões no mercado vai tornar sua mudança mais personalizada, com direito a cores, texturas e estampas. Uma dica é a utilização dos modelos vinílicos, pois são mais fáceis de aplicar e, normalmente, mais fáceis de limpar. 
Mas toda a facilidade na aplicação mascara as necessidades na hora da devolução. É comum que, ao retirar o papel, fiquem resíduos de cola na parede. Será indispensável lixar e repintar, porém você pode necessitar de uma nova camada de massa corrida para corrigir possíveis danos.
Se você já se apaixonou por um modelo e quer muito aplicar, não se reprima, mas procure utilizar em áreas menores, onde a manutenção na devolução também seja menor.

Referência: www.blog.encadreeposters.com.br
Referência: www.minhacasa.uol.com.br
Referência: www.blogremobilia.com

Portas

Diferente das janelas, que podemos facilmente cobrir com cortinas, as portas ficam sempre evidenciadas. Algumas formas de abertura podem não favorecer a utilização do ambiente ou mesmo sua estética destoar demais de tudo que foi proposto. Neste caso, que tal trocar a porta por outro modelo? Com a utilização de corrediças aparentes você consegue instalar uma nova porta somente com alguns furos na parede. Mas lembre-se: você precisará ter espaço para guardar a porta original e devolvê-la em boas condições.

Referência: www.casa.abril.com.br
Referência: www.achadosdedecoracao.com.br
Referência: www.br.pinterest.com

Pisos

Esse item é sempre o mais complicado. Não recomendamos que os pisos originais sejam substituídos, a não ser que o proprietário cubra os custos ou desconte os valores do aluguel. Uma dica é a utilização de pisos vinílicos. Eles podem ser aplicados sobre o piso existente sem utilização de colas, somente com sistema de encaixe, que facilita muito na hora da remoção. Mas é necessário tomar um certo cuidado: o piso vinílico pode replicar as imperfeições do piso existente, formando ondulações em sua superfície. É necessário especificar o que será "escondido" na hora da compra para que a escolha do modelo seja adequada.

Referência: www.revista.zap.com.br

Revestimentos

Quando os revestimentos não agradam, a forma mais fácil de escondê-los é a aplicação de adesivos, pois não danificam o revestimento existente e são fáceis de remover. Tanto a aplicação de revestimentos e pastilhas sobre a superfície existente quanto a pintura com tinta epóxi podem gerar danos permanentes ao revestimento original. Neste caso será imprescindível a autorização do proprietário.

Referência: www.coisasdaleia.com.br
Referência: www.savor.com.br
Ai você nos pergunta: Vale a pena fazer todas essas alterações mesmo tendo que desfazer na hora de devolver o imóvel? E essa pergunta só pode ser respondida por você. Tudo dependo de quanto tempo você pretende permanecer no imóvel e se para você é possível ou não conviver com as imperfeições aparentes. Coloque tudo na ponta do lápis, converse com o proprietário sobre o que pode ser feito e tome uma decisão consciente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada por entrar em contato conosco.
Sua mensagem será respondida assim que for visualizada.
Até logo.

Att. Arqs. Raquel e Soraya.