terça-feira, 12 de julho de 2016

Decoração Prática - Varandas

Cada vez é mais comum a inclusão de varandas nos empreendimentos residenciais. Algumas delas com áreas consideráveis (as vezes maiores que alguns dos quartos do apartamento) outras bastante pequenas, mas uma coisa é certa: vale a pena pagar por um espaço construído sem utilizá-lo?
Não, né!
Hoje vamos utilizar nossos projetos para exemplificar o fatores principais para o sucesso na decoração da sua varanda.

Liberar o acesso:


Pode parecer obvio, mas nem sempre o acesso à varanda é livre e desimpedido. Pode ser por uma limitação que o layout interno impôs à esta circulação, por aberturas muito pequenas ou inapropriadas, que não valorizam a passagem.

É o caso dessa Varanda em um apartamento antigo na Vila Clementino - SP. A porta anterior era de madeira e sua abertura era para dentro da sala. Quando aberta, além de enroscar na cortina, a porta encobria parte do sofá.
Neste caso, a primeira providência foi substituir a porta antiga por uma nova de correr. A troca foi bastante rápida e prática, as dimensões das portas foram mantidas e foram necessários poucos ajustes na alvenaria. Só a troca da porta já alegrou os moradores, pois o apartamento todo ficou mais fresco e arejado, já que eles nunca abriam a porta antiga pelos entraves da circulação.

Varanda - Apartamento Vila Clementino com sua nova porta de correr.
Varanda - Apartamento Vila Clementino após a inclusão do Banco para leitura e paisagismo


Paisagismo:


A maioria das pessoas sentem falta da vegetação nos apartamentos. As plantas realmente remetem à espaços abertos, conforto, aconchego e tranquilidade. Sempre iniciamos o projeto sabendo o quão dispostos nossos clientes estão a fazer manutenção: regar, podar, limpar etc. A partir dai selecionamos as opções mais adequadas a cada local e tipo de cliente.
Normalmente indicamos espécies com baixa manutenção, adequadas à insolação (sol da manhã ou da tarde) e incidência (sol pleno, meia sombra, luz difusa etc) que o ambiente recebe, pois assim a durabilidade das plantas será maior.
Uma dica muito legal é visitar o site Jardineiro.net, que tem um super catálogo de plantas, sua indicação de utilização e manutenção.

Nesta varanda em apartamento no Jabaquara - SP o painel ripado com jardim vertical teve duas funções: além de trazer a vida das plantas ao espaço, ele cobriu uma janela que foi inutilizada pelo proprietário, dando continuidade e mudando completamente o visual da varanda.

Varanda em apartamento no Jabaquara - SP. Com churrasqueira e espaço de estar.
Varanda em apartamento no Jabaquara - SP. O painel ripado em madeira sustenta o jardim vertical, além de esconder a janela sem utilização.


Revestimentos:


A gama de revestimentos para varandas é super extensa, tudo depende das intenções do projeto, das preferências e orçamento dos proprietários. Mas alguns pedido são recorrentes: como manter o piso da varanda nivelado com o da Sala e utilizar revestimentos que não gerem manutenção e que sejam fáceis de limpar.

Nesta Varanda em Santana de Parnaíba - SP os clientes queriam receber os amigos na churrasqueira. Indicamos revestimentos de qualidade e com acabamentos lisos, para tornar a remoção das gorduras o mais prático possível. As texturas e cores seguem as linhas internas da residência, transparecendo um clima bastante descontraído, jovial, clean e elegante, unindo revestimentos com ar industrial (padrão cimento queimado) e rústico (padrão madeira).

Varanda em residência - Santana de Parnaíba - SP. Integrada aos ambientes internos, com revestimentos resistentes e com clima descontraído.
Varanda em residência - Santana de Parnaíba - SP. Integrada aos ambientes internos, com revestimentos resistentes e com clima descontraído.

Mobiliário:


O estudo do mobiliário deve sempre encontrar um equilíbrio entre a função da varanda e limites para ter boa circulação e ergonomia. Antes de comprar uma mesa que comporte 8 ocupantes para sua varanda gourmet, tenha certeza que todos terão espaço para sentar e sair do local com conforto. 
Para móveis complementares, como aparadores e mesas de canto, uma boa dica é optar por opções com rodízios, assim você pode mudar suas posições facilmente. Até lareiras ecológicas podem enriquecer seu espaço, uma vez que não precisam de instalações fixas e podem ser portáteis.
Tome cuidado com os materiais empregados. Como é um local com grande incidência de sol, alguns materiais podem desbotar, ressecar, manchar etc. Uma sugestão muito utilizada são as cortinas tipo rolô. Assim você abre quando estiver usando a varanda e fecha quando não quiser seus móveis em contato direto com o sol.

Neste apartamento em Osasco - SP, os proprietários adicionaram à planta padrão um ponto para chopeira. É um elemento diferente e que deve ficar em destaque na decoração da varanda gourmet. Sugerimos uma torre própria para a choperia, sendo possível incluir um frigobar abaixo dela. Na sequência uma mesa de almoço para 8 pessoas e um aparador com rodízios que é o apoio para o churrasqueiro.
Como a varanda tinha formato em "L" foi possível continuar sua utilização como uma sala de estar externa, com um sofá aconchegante, banco, lareira portátil e paisagismo em vasos e jardim vertical.



Apartamento em Osasco - SP. Varanda com estar externo.
Apartamento em Osasco - SP. Torre para chopeira e mesa de almoço..

Funcionalidade:


Normalmente a função de um espaço é o fator primordial para sua utilização, Quando se tem um uso definido e ele vai de encontro com os interesses e necessidades dos moradores, perfeito! Já é meio caminho andado para um projeto de sucesso.
E as varandas tem recebido usos bastante diferentes nos últimos tempos. Elas podem ser integradas aos ambientes adjacentes, abrigar escritórios, serem a nova cozinha da casa, ateliê, biblioteca e inúmeras coisas mais. Sabe aquele cantinho que você sempre sonhou ter em casa? Será que não dá para aproveitar a varanda? Fica a dica!

Em um apartamento no Morumbi - SP nós pudemos experimentar diversos usos na mesma varanda. Com um estudo cuidadoso de layout e mobiliário foi possível implantar uma brinquedoteca (com TV e video-game para as crianças), um estar externo super aconchegante e intimista e a área gourmet com direito à horta vertical e mesa para 8 pessoas.

Varanda no Morumbi - Sp - Diversos usos no mesmo espaço. Brinquedoteca/Sala de Jogos.
Varanda no Morumbi - Sp - Diversos usos no mesmo espaço. Estar externo com clima aconchegante e intimista. 
Varanda no Morumbi - Sp - Diversos usos no mesmo espaço. Área gourmet super equipada com espaço para 8 pessoas.
Gostamos muito de projetar e as varandas tem sido cada vez mais desafiadoras, com usos diversos, estudos de revestimentos diferenciados, paisagismo e muito mais. Amamos nosso trabalho e sempre queremos surpreender nossos clientes. 

Se você tem dúvidas sobre varandas ou outros temas, entre em contato conosco. Pode ser pelo blog, site, e-mail, facebook, instagran ou whats app. Vamos te responder pessoalmente e como postagem também ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada por entrar em contato conosco.
Sua mensagem será respondida assim que for visualizada.
Até logo.

Att. Arqs. Raquel e Soraya.